Maricá/RJ,

Festival Integrante de La Red Nuestra América de Festivales Internacionales de Poesía.


COMENTÁRIOS DE NOVA LIMA/MINAS GERAIS, SOBRE O VI FIP PALAVRA NO MUNDO







O Projeto “Mina de Cultura” comemora neste mês de junho um ano de atividades com vinte e cinco apresentações.

A atividade que mais envolveu os poetas, professores, atores e declamadores, foi a participação no VI Festival Internacional de Poesias “Palavra no Mundo”. Só conhecíamos os poetas que lançaram livros e eram homenageados em um Recital que organizamos mensalmente. Com a chamada, que foi feita num jornal local, para que poetas enviassem seus poemas com o tema PAZ, recebemos vinte nove poemas.

Na nossa cidade são poetas: os alunos e os professores; os idosos e os jovens; os que trabalham com reciclagem e os artistas; os que se preocupam com a diversidade racial e os que se preocupam com os doentes mentais; os recuperandos do sistema presidional e aqueles que conseguiram se livrar da bebida; os psicólogos e os seus pacientes; os que estão felizes e os que estão com depressão; os cantores e os compositores; os homens e as mulheres.

Descobrimos a força da poesia. A poesia está nos morros, nos asilos, nos presídios, nas escolas, nos hospitais, nas praças, nos teatros.

Os vinte e nove poemas enviados foram declamados de 10 a 22 de maio numa Biblioteca, em uma Escola de Artes, para alunos da Educação de Jovens e Adultos de três Escolas Municipais, no Lar dos Idosos, na Associação de Proteção e Assistência aos Condenados, Câmara Municipal e Praça Pública. Professoras, enfermeiras, psicólogos, aposentados, estudantes e beneficiários do Programa Bolsa Família declamaram os poemas.

O Festival foi importante, pois o Projeto “Mina de Cultura” ficou muito mais conhecido. Depois que terminou o Festival fomos convidados para apresentar os poemas com o tema Paz em duas escolas particulares.

Outra importância do Festival foi o fato de um analfabeto do sistema prisional fazer uma poesia que foi ditada por ele para outro escrever. Foi a solidariedade atuando e recuperando pessoas.

Nova Lima/MG, 19 de junho de 2012

Else Dorotéa Lopes
Organizadora Local

Um comentário:

  1. Olá Patrícia super legal seu blog com ótimo conteúdo gostaria de lhe dar os parabéns e desejar sucesso aqui no seu espaço e que DEUS ilumine ricamente e abundantemente sua vida e a de seus familiares
    Um grande abraço e tudo de bom

    ResponderExcluir