Maricá/RJ,

Festival Integrante de La Red Nuestra América de Festivales Internacionales de Poesía.


Agitando o mundo da poesia com um Festival em 40 países



Por: Monica Mateos-Vega (Fragmentos) 


Em Maio, vamos sacudir o mundo com Poesia na sexta edição do Festival Internacional de Poesia: Palavra no Mundo, que será realizada em 40 países. 

A reunião em torno deste Festival começou há mais de cinco anos em apoio ao Festival Internacional de Poesia de Havana, Cuba. A idéia inicial era divulgar este ato e organizar leituras com poetas que não puderam comparecer à Ilha. 
“O objetivo é cobrir todas as áreas de leitura e poesia”, diz Tito Alvarado, Poeta, promotor cultural, coordenador Geral do Festival, “organizador de sonhos possíveis e, acima de tudo, defensor das causas perdidas”, como é reconhecido por seus colegas. 
Neste ano, entre 10 e 22 de maio, as ações deverão ser mais de 2 mil e nas palavras de Tito: “enfrentaremos esta sexta edição com mais confiança de que a Poesia é muito mais que palavras; que a Poesia pode mobilizar a consciência, a música e a vontade, para fazer da Terra um planeta onde as guerras são impossíveis” (entrevista na publicação La Jornada). 
E prossegue: “O Festival é verdadeiramente internacional, mas não tem objetivo de causar impacto ou efeitos bombásticos, feito outros festivais. Nosso propósito é mais silencioso, acumula energia para a quebra de qualidade de outros e está abrindo um caminho tão grande quanto as necessidades do humano e a partir do potencial humano. Acreditamos em mais de 3 mil ações, com quase 30 milhares de poetas lendo suas criações para um público especial, começando a transição de espectador a ator de seu próprio destino”. 
Como todos os organizadores do Festival se espalham pelo mundo, não existe um evento central. Tito acredita que “a descentralização e a horizontalidade são dois dos grandes méritos deste encontro. Também não podemos falar de simultaneidade no sentido estrito, uma vez que os diferentes fusos horários não permitem. Cada local assume sua produção e suas realizações, como parte do festival e a chave social será o ser humano como dimensão criativa, nas suas aspirações desenvolvendo seu pleno potencial”. 
Prossegue Tito: “Durante estes cinco anos, para mim, tem sido inesquecível, a relação de confiança e dinâmica que se conseguiu. Uma comichão nas semanas antes do festival e pós festival, com uma agradável sensação, alcançando-se melhor do que o esperado. Isto dá uma grande confiança no homem e, agora que o mundo está se movendo em direção ao abismo, a confiança deve ser restaurada para ser o motor da mudança. E eu falo de uma relação de confiança que é uma característica da conduta, a força de saber que alguém, que milhares e centenas de milhares e centenas de milhões, que deram a sua palavra, irão fazê-lo. Isto deixa o ser humano no êxtase de tocar o céu com a mão ". 
Tito Alvarado concorda que o primeiro milagre que ocorreu sob o abrigo da poesia é “que não há força especial, nem capacidade especial para ser adicionado. Trata-se de todos agindo sem desejos de microfone; o segundo milagre, é que, quase do zero, jogo louco, todos são poetas e médicos, em uma ideia una e que a consigam executar”. 
"O primeiro Festival foi chamado Palavra Única no Mundo e não eram mais do que 30 leituras. Agora, os organizadores são várias centenas. 
Mas há um terceiro milagre, “é que ela, a Palavra, continua a crescer e continua a adicionar recursos para tornar possível o que parece impossível. Os milagres nos levam a uma magia, que faz com que os participantes do Festival sintam uma grande paz de espírito, e a certeza de que nenhuma mudança é impossível onde a Poesia é possível. E as atividades podem ser em qualquer configuração imaginável. Se houver a participação de outras artes, melhor; se o público é de 20 pessoas e cinco poetas, bem; se forem mais, muito melhor”, conclui Tito Alvarado. 



Fonte: Cubarte 

Nenhum comentário:

Postar um comentário